Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Guerreiro, M. D. (1987). Questões pedagógicas no ensino da sociologia. Sociologia, Problemas e Práticas. 3, 51-62
M. D. Guerreiro, "Questões pedagógicas no ensino da sociologia", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 3, pp. 51-62, 1987
@article{guerreiro1987_1732336934175, author = "Guerreiro, M. D.", title = "Questões pedagógicas no ensino da sociologia", journal = "Sociologia, Problemas e Práticas", year = "1987", volume = "", number = "3", pages = "51-62", url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp" }
TY - JOUR TI - Questões pedagógicas no ensino da sociologia T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 3 AU - Guerreiro, M. D. PY - 1987 SP - 51-62 SN - 0873-6529 UR - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp AB - Este artigo pretende ser uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino universitário particularmente em cadeiras introdutórias, situadas nos primeiros anos das licenciaturas onde aquela disciplina é ministrada, e onde a diversidade de características do universo dos alunos confronta o docente com a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contemplem essa diversidade e ao mesmo tempo a possam rendibilizar. Partindo de uma concepção de educação onde metas e meios de as atingir estão estreitamente articulados, e em que, para além da aquisição de conhecimentos, se privilegia igualmente o treino de competências e a compreensão e alargamento de ideias e perspectivas gerais, preconiza-se um modelo pedagógico para o ensino da sociologia. Este modelo concretizou-se na combinatória de três dos métodos pedagógicos mais usados no ensino universitário, os quais adquirem novas potencialidades quando utilizados conjuntamente. ER -