Scientific journal paper
Questões pedagógicas no ensino da sociologia
Maria das Dores Guerreiro (Guerreiro, M. D.);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
1987
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-05-19 01:36)

View record in Google Scholar

Abstract
Este artigo pretende ser uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino universitário particularmente em cadeiras introdutórias, situadas nos primeiros anos das licenciaturas onde aquela disciplina é ministrada, e onde a diversidade de características do universo dos alunos confronta o docente com a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contemplem essa diversidade e ao mesmo tempo a possam rendibilizar. Partindo de uma concepção de educação onde metas e meios de as atingir estão estreitamente articulados, e em que, para além da aquisição de conhecimentos, se privilegia igualmente o treino de competências e a compreensão e alargamento de ideias e perspectivas gerais, preconiza-se um modelo pedagógico para o ensino da sociologia. Este modelo concretizou-se na combinatória de três dos métodos pedagógicos mais usados no ensino universitário, os quais adquirem novas potencialidades quando utilizados conjuntamente.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino superior,Ensino da sociologia,Modelos pedagógicos