Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Almeida, J. F., Costa, A. F. & Machado, F. L. (1988). Famílias, estudantes e universidade: painéis de observação sociográfica. Sociologia, Problemas e Práticas. 4, 11-44
J. D. Almeida et al., "Famílias, estudantes e universidade: painéis de observação sociográfica", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 4, pp. 11-44, 1988
@article{almeida1988_1734857030246, author = "Almeida, J. F. and Costa, A. F. and Machado, F. L.", title = "Famílias, estudantes e universidade: painéis de observação sociográfica", journal = "Sociologia, Problemas e Práticas", year = "1988", volume = "", number = "4", pages = "11-44", url = "http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/36/394.pdf" }
TY - JOUR TI - Famílias, estudantes e universidade: painéis de observação sociográfica T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 4 AU - Almeida, J. F. AU - Costa, A. F. AU - Machado, F. L. PY - 1988 SP - 11-44 SN - 0873-6529 UR - http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/36/394.pdf AB - Faz-se aqui a primeira apresentação de resultados do projecto de investigação «Estudantes universitários: classes sociais e representações», que sobre esses estudantes vem construindo um observatório sociográfico extensivo e permanente. A exposição está dividida em quatro partes. Na primeira, além do enunciado dos objectivos, debate-se a problemática da caracterização de classe dos estudantes e da sua relação com as famílias de origem e com a trajectória virtual futura. São também tratadas com algum pormenor questões de operacionalização das categorias analíticas das classes sociais dos indivíduos e dos grupos domésticos. Na segunda - «Painéis transversais» - compara-se os estudantes das licenciaturas de Gestão, Sociologia e Antropologia do ISCTE quanto à origem familiar e quanto a representações sobre licenciatura e profissão. Na terceira - «Painéis diacrónicos» - retoma-se as mesmas variáveis para as analisar ao longo de uma sequência de três anos, num dos cursos. Termina-se, discutindo algumas linhas de aprofundamento e extensão da pesquisa. ER -