Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pina, Ana Maria (2013). Miguel Bombarda e Júlio de Matos: o nascimento da psiquiatria em Portugal. In Pina, Ana Maria; Maurício, Carlos; Vaz, Maria João (Ed.), Metamorfoses da cultura. Estudos em homenagem a Maria Carlos Radich. (pp. 269-279). Lisboa: CEHC/IUL.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Pina,  "Miguel Bombarda e Júlio de Matos: o nascimento da psiquiatria em Portugal", in Metamorfoses da cultura. Estudos em homenagem a Maria Carlos Radich, Pina, Ana Maria; Maurício, Carlos; Vaz, Maria João, Ed., Lisboa, CEHC/IUL, 2013, pp. 269-279
Exportar BibTeX
@incollection{pina2013_1713622731490,
	author = "Pina, Ana Maria",
	title = "Miguel Bombarda e Júlio de Matos: o nascimento da psiquiatria em Portugal",
	booktitle = "Metamorfoses da cultura. Estudos em homenagem a Maria Carlos Radich",
	year = "2013",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "1ª",
	pages = "269-269",
	publisher = "CEHC/IUL",
	address = "Lisboa",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Miguel Bombarda e Júlio de Matos: o nascimento da psiquiatria em Portugal
T2  - Metamorfoses da cultura. Estudos em homenagem a Maria Carlos Radich
AU  - Pina, Ana Maria
PY  - 2013
SP  - 269-279
CY  - Lisboa
AB  - 
O texto debruça-se sobre a construção da psiquiatria, como especialidade médica, na segunda metade do século XIX, em Portugal. Rilhafoles é o primeiro hospital especificamente destinado a receber doentes psiquiátricos, aberto em 1848. Miguel Bombarda terá um papel decisivo na melhoria das condições de assistência e tratamento dos doentes ao assumir a direcção do hospital em 1892. Na Europa existem duas grandes escolas psiquiátricas, a francesa e a alemã. A primeira vive à sombra da teoria da degenerescência de Morel e discípulos, enquanto a segunda cria um modelo inovador de abordagem das doenças mentais graças ao dinamismo de um vasto corpo profissional e académico, espalhado pelos territórios de língua alemã. Embora Portugal se mantenha na órbita cultural e científica da França, Miguel Bombarda foi um admirador confesso da psiquiatria alemã, divulgando-a em Portugal através do jornalismo médico, colóquios, congressos e cursos de psiquiatria “livres”, ministrados fora do âmbito académico, uma vez que a psiquiatria só ganhou o estatuto de disciplina médica aquando da fundação da Universidade de Lisboa, após a implantação da República. A morte acidental de Miguel Bombarda, nas vésperas do 5 de Outubro, obriga à sua substituição por Júlio de Matos. Apesar dos contributos inegáveis deste para a consolidação da psiquiatria em Portugal, esta fica refém da escola de psiquiatria francesa e dos seus seguidores italianos, mantendo-se afastada durante, pelo menos, uma década da revolução operada pela psiquiatria alemã no entendimento das doenças mentais.  



ER  -