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Jesus, M. & Vieira, C. (2014). Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta. In Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica (Ed.), XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos. (pp. 1-16). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
M. A. Jesus and C. R. Vieira, "Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta", in XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos, Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, Ed., Leiria, Instituto Politécnico de Leiria (IPL), 2014, vol. I, pp. 1-16
@inproceedings{jesus2014_1714889415352, author = "Jesus, M. and Vieira, C.", title = "Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta", booktitle = "XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos", year = "2014", editor = "Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica", volume = "I", number = "", series = "", pages = "1-16", publisher = "Instituto Politécnico de Leiria (IPL)", address = "Leiria", organization = "Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Institui Politécnico de Leiria", url = "http://www.xxivjornadaslusoespanholas2014.ipleiria.pt/?page_id=45" }
TY - CPAPER TI - Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta T2 - XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos VL - I AU - Jesus, M. AU - Vieira, C. PY - 2014 SP - 1-16 CY - Leiria UR - http://www.xxivjornadaslusoespanholas2014.ipleiria.pt/?page_id=45 AB - Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade da implementação do TQM nas entidades públicas, identificando as motivações e as dificuldades que essas entidades enfrentam. Para alcançar os objetivos propostos foi escolhida uma metodologia qualitativa e interpretativa, optando pelo método do estudo de caso e por entrevistas semiestruturadas aos colaboradores da Entidade Beta envolvidos no processo da qualidade. As principais conclusões apontam para a viabilidade da adoção do TQM nas entidades públicas. Na Entidade Beta a implementação contou com o envolvimento da gestão de topo e de todos os colaboradores apesar da resistência inicial. Uma das principais motivações para a implementação foi a preocupação com a imagem externa e com a satisfação das necessidades dos clientes. Quanto às dificuldades de implementação, a escassez de tempo foi a mais realçada. Como benefícios foram identificados melhoria dos processos, incentivo ao trabalho de equipa, satisfação dos clientes e uma visão de melhoria contínua. ER -