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Jesus, M. & Vieira, C. (2014). Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta. In Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica (Ed.), XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos. (pp. 1-16). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
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M. A. Jesus and C. R. Vieira,  "Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta", in XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos, Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, Ed., Leiria, Instituto Politécnico de Leiria (IPL), 2014, vol. I, pp. 1-16
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	author = "Jesus, M. and Vieira, C.",
	title = "Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta",
	booktitle = "XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos",
	year = "2014",
	editor = "Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica",
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	pages = "1-16",
	publisher = "Instituto Politécnico de Leiria (IPL)",
	address = "Leiria",
	organization = "Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Institui Politécnico de Leiria",
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TY  - CPAPER
TI  - Gestão pela qualidade nas entidades públicas: o caso da entidade Beta
T2  - XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica: Comunicações: Livro de Resumos
VL  - I
AU  - Jesus, M.
AU  - Vieira, C.
PY  - 2014
SP  - 1-16
CY  - Leiria
UR  - http://www.xxivjornadaslusoespanholas2014.ipleiria.pt/?page_id=45
AB  - Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade da implementação do TQM nas entidades
públicas, identificando as motivações e as dificuldades que essas entidades enfrentam.
Para alcançar os objetivos propostos foi escolhida uma metodologia qualitativa e interpretativa,
optando pelo método do estudo de caso e por entrevistas semiestruturadas aos colaboradores da
Entidade Beta envolvidos no processo da qualidade.
As principais conclusões apontam para a viabilidade da adoção do TQM nas entidades públicas. Na
Entidade Beta a implementação contou com o envolvimento da gestão de topo e de todos os
colaboradores apesar da resistência inicial. Uma das principais motivações para a implementação
foi a preocupação com a imagem externa e com a satisfação das necessidades dos clientes. Quanto
às dificuldades de implementação, a escassez de tempo foi a mais realçada. Como benefícios foram
identificados melhoria dos processos, incentivo ao trabalho de equipa, satisfação dos clientes e uma
visão de melhoria contínua.

ER  -