Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Arriaga, P. & Almeida, G. (2010). Fábrica de emoções: a eficácia de excertos de filmes na indução de emoções. Laboratório de Psicologia. 8 (1), 63-80
P. P. Ferreira and G. Almeida, "Fábrica de emoções: a eficácia de excertos de filmes na indução de emoções", in Laboratório de Psicologia, vol. 8, no. 1, pp. 63-80, 2010
@article{ferreira2010_1714830223322, author = "Arriaga, P. and Almeida, G.", title = "Fábrica de emoções: a eficácia de excertos de filmes na indução de emoções", journal = "Laboratório de Psicologia", year = "2010", volume = "8", number = "1", doi = "10.14417/lp.649", pages = "63-80", url = "http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/view/649" }
TY - JOUR TI - Fábrica de emoções: a eficácia de excertos de filmes na indução de emoções T2 - Laboratório de Psicologia VL - 8 IS - 1 AU - Arriaga, P. AU - Almeida, G. PY - 2010 SP - 63-80 SN - 1645-7927 DO - 10.14417/lp.649 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/view/649 AB - O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados. ER -