Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Laboratório de Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18
excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas
em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De
um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de
ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é
consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença
nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Elicitation of emotions,Emotions,Films