Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
António, R., Pinto, T., Pereira, C., Farcas, D. & Moleiro, C. (2012). Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal. Psicologia. 26 (1), 17-32
A. R. António et al., "Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal", in Psicologia, vol. 26, no. 1, pp. 17-32, 2012
@article{antónio2012_1734937459206, author = "António, R. and Pinto, T. and Pereira, C. and Farcas, D. and Moleiro, C.", title = "Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal", journal = "Psicologia", year = "2012", volume = "26", number = "1", doi = "10.17575/rpsicol.v26i1.260", pages = "17-32", url = "http://www.scielo.mec.pt/pdf/psi/v26n1/v26n1a02.pdf" }
TY - JOUR TI - Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal T2 - Psicologia VL - 26 IS - 1 AU - António, R. AU - Pinto, T. AU - Pereira, C. AU - Farcas, D. AU - Moleiro, C. PY - 2012 SP - 17-32 SN - 0874-2049 DO - 10.17575/rpsicol.v26i1.260 UR - http://www.scielo.mec.pt/pdf/psi/v26n1/v26n1a02.pdf AB - O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou?se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não?vítimas. Defende?se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática. ER -