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António, R., Pinto, T., Pereira, C., Farcas, D. & Moleiro, C. (2012). Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal. Psicologia. 26 (1), 17-32
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A. R. António et al.,  "Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal", in Psicologia, vol. 26, no. 1, pp. 17-32, 2012
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@article{antónio2012_1714028931011,
	author = "António, R. and Pinto, T. and Pereira, C. and Farcas, D. and Moleiro, C.",
	title = "Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal",
	journal = "Psicologia",
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}
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TY  - JOUR
TI  - Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal
T2  - Psicologia
VL  - 26
IS  - 1
AU  - António, R.
AU  - Pinto, T.
AU  - Pereira, C.
AU  - Farcas, D.
AU  - Moleiro, C.
PY  - 2012
SP  - 17-32
SN  - 0874-2049
DO  - 10.17575/rpsicol.v26i1.260
UR  - http://www.scielo.mec.pt/pdf/psi/v26n1/v26n1a02.pdf
AB  - O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­?se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­?vítimas. Defende­?se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.
ER  -