Artigo em revista científica
Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal
Raquel António (António, R.); Tiago Pinto (Pinto, T.); Catarina Vicente Pereira (Pereira, C.); Iulia Farcas (Farcas, D.); Carla Moleiro (Moleiro, C.);
Título Revista
Psicologia
Ano
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­?se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­?vítimas. Defende­?se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Bullying,Homofobia,Orientação sexual,Escola
  • Psicologia - Ciências Sociais

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