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Ramos, M., Parente, C. & Santos, M. (2014). Os licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de  inserção profissional. Educação e Pesquisa. 40 (2), 383-400
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M. M. Ramos et al.,  "Os licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de  inserção profissional", in Educação e Pesquisa, vol. 40, no. 2, pp. 383-400, 2014
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TY  - JOUR
TI  - Os licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de  inserção profissional
T2  - Educação e Pesquisa
VL  - 40
IS  - 2
AU  - Ramos, M.
AU  - Parente, C.
AU  - Santos, M.
PY  - 2014
SP  - 383-400
SN  - 1517-9702
DO  - 10.1590/S1517-97022014005000001
UR  - http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v40n02/v40n02a06.pdf  
AB  - A adequação entre o nível e tipo de formação académica e a situação 
profissional é um tema presente sempre que se aborda a temática da 
inserção profissional dos licenciados. Pretende-se, com este artigo, 
analisar as situações profissionais de diplomados portugueses do 
ensino superior cinco anos após a conclusão da licenciatura, à luz 
da problemática da inserção e transição profissional. Enquadra-se a 
relação entre sistema de ensino e mercado de trabalho comparando-se 
indicadores internacionais que contextualizam o caso português, de 
modo a discutir os resultados empíricos que caracterizam a situação 
profissional vivida em 2010 por uma amostra de 1.004 diplomados 
de duas universidades portuguesas. Definem-se cinco tipos de 
situações profissionais a partir de técnicas de análise multivariadas 
e reflete-se sobre os perfis encontrados. Conclui-se que a maioria 
dos licenciados exerce uma atividade profissional adequada ao seu 
nível de graduação, com rendimentos salariais, vínculos laborais 
e horários adequados ao grupo dos especialistas das actividades 
intelectuais e científicas. Porém, a análise mais fina revela-nos 
uma configuração hierárquica das situações profissionais num 
continuum que se organiza desde a inserção frágil à inserção 
qualificante associada às áreas de formação frequentadas. Os 
diplomados nas áreas de educação, artes e humanidades ocupam 
as situações profissionais mais precarizantes, contrastando com a 
sobrerrepresentação nos empregos mais favoráveis dos licenciados 
das áreas de saúde, economia, gestão e direito. 

ER  -