Artigo em revista científica Q3
Os licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de inserção profissional
Madalena Ramos (Ramos, M.); Cristina Parente (Parente, C.); Mónica Santos (Santos, M.);
Título Revista
Educação e Pesquisa
Ano
2014
Língua
Português
País
Brasil
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N.º de citações: 2

(Última verificação: 2021-09-11 19:25)

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: 1.0
Abstract/Resumo
A adequação entre o nível e tipo de formação académica e a situação profissional é um tema presente sempre que se aborda a temática da inserção profissional dos licenciados. Pretende-se, com este artigo, analisar as situações profissionais de diplomados portugueses do ensino superior cinco anos após a conclusão da licenciatura, à luz da problemática da inserção e transição profissional. Enquadra-se a relação entre sistema de ensino e mercado de trabalho comparando-se indicadores internacionais que contextualizam o caso português, de modo a discutir os resultados empíricos que caracterizam a situação profissional vivida em 2010 por uma amostra de 1.004 diplomados de duas universidades portuguesas. Definem-se cinco tipos de situações profissionais a partir de técnicas de análise multivariadas e reflete-se sobre os perfis encontrados. Conclui-se que a maioria dos licenciados exerce uma atividade profissional adequada ao seu nível de graduação, com rendimentos salariais, vínculos laborais e horários adequados ao grupo dos especialistas das actividades intelectuais e científicas. Porém, a análise mais fina revela-nos uma configuração hierárquica das situações profissionais num continuum que se organiza desde a inserção frágil à inserção qualificante associada às áreas de formação frequentadas. Os diplomados nas áreas de educação, artes e humanidades ocupam as situações profissionais mais precarizantes, contrastando com a sobrerrepresentação nos empregos mais favoráveis dos licenciados das áreas de saúde, economia, gestão e direito.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Transição profissional; Inserção profissional; Licenciados; Diploma académico
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais