Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ferreira, A. & Rodrigues, J. (2014). Relação entre controlo de gestão e estratégia: perspetiva histórica. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión. XII (23), 1-23
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Ferreira and J. M. Rodrigues,  "Relação entre controlo de gestão e estratégia: perspetiva histórica", in Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, vol. XII, no. 23, pp. 1-23, 2014
Exportar BibTeX
@article{ferreira2014_1713296908386,
	author = "Ferreira, A. and Rodrigues, J.",
	title = "Relação entre controlo de gestão e estratégia: perspetiva histórica",
	journal = "Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión",
	year = "2014",
	volume = "XII",
	number = "23",
	pages = "1-23",
	url = "http://www.observatorio-iberoamericano.org/RICG/Nº_23/Ana_Mª_Dias,_José_Azevedo.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Relação entre controlo de gestão e estratégia: perspetiva histórica
T2  - Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión
VL  - XII
IS  - 23
AU  - Ferreira, A.
AU  - Rodrigues, J.
PY  - 2014
SP  - 1-23
SN  - 1696-294X
UR  - http://www.observatorio-iberoamericano.org/RICG/Nº_23/Ana_Mª_Dias,_José_Azevedo.pdf
AB  - O conceito de Controlo de Gestão (CG) e a sua relação com a estratégia têm suscitado um interesse relevante da parte da comunidade de investigadores. Este artigo tem como objectivos analisar a forma como a investigação e a literatura científica têm, desde a década de 60, abordado a relação entre o CG e a estratégia, e identificar os tópicos de interesse para investigação futura.

Os resultados obtidos mostram que, ao longo das últimas décadas, o conceito e práticas do CG evoluíram de uma visão mecanicista para uma visão que destaca os aspetos comportamentais do CG. A partir dos meados dos anos 90, investigação passou a relevar o papel mais activo que o CG assume nos processos de formulação e mudança estratégica. Assistiu-se, na última década, à produção e publicação de inúmeros trabalhos de investigação sobre a relação entre CG e estratégia. Contudo, há ainda muitos aspectos desta relação que precisam de ser mais aprofundados e melhor entendidos.
ER  -