Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, M. A. P. de (2006). A revolução no Alentejo: memória e trauma da reforma agrária em Avis. Lisboa. Imprensa de Ciências Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  A revolução no Alentejo: memória e trauma da reforma agrária em Avis, 1 ed., Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2006
Exportar BibTeX
@book{almeida2006_1714054681009,
	author = "Almeida, M. A. P. de",
	title = "",
	year = "2006",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "1",
	publisher = "Imprensa de Ciências Sociais",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - A revolução no Alentejo: memória e trauma da reforma agrária em Avis
AU  - Almeida, M. A. P. de
PY  - 2006
CY  - Lisboa
AB  - Nesta obra analisam-se as motivações dos autores do movimento da Reforma Agrária num concelho onde a ocupação de terras atingiu proporções elevadíssimas e que assumiu uma atitude de liderança na região. Para tal reconstituem-se os factores que estiveram na sua origem, assim como os motores da iniciativa, tanto a partir de fontes escritas, nas quais as fontes literárias tiveram um peso considerável, como num minucioso trabalho de recolha de memória oral, o que constitui factor de originalidade. Para além da descrição dos acontecimentos e dos protagonistas que marcaram os anos de 1974 a 1977 no Alentejo, abordam-se as consequências da Reforma Agrária nos diferentes grupos sociais que nela participaram, assim como as novas vivências possíveis da ruralidade em Portugal. Um dos mais interessantes trabalhos sobre a Reforma Agrária até hoje publicados. Trinta anos depois, mais um estudo sobre uma realidade ainda não totalmente conhecida. Tem o grande mérito de se debruçar sobre uma comunidade local e de se aproximar das recordações das pessoas que viveram momentos dramáticos e históricos. 
 
António Barreto
 

ER  -