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Nunes, F. G., Reto, L., Martins, L. & Tinoco, A.  (2014). Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 13 (3), 48-61
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F. G. Nunes et al.,  "Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 13, no. 3, pp. 48-61, 2014
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TY  - JOUR
TI  - Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
T2  - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
VL  - 13
IS  - 3
AU  - Nunes, F. G.
AU  - Reto, L.
AU  - Martins, L.
AU  - Tinoco, A. 
PY  - 2014
SP  - 48-61
SN  - 1645-4464
UR  - http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v13n3/v13n3a06.pdf
AB  - Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.
ER  -