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Nunes, F. G., Reto, L., Martins, L. & Tinoco, A. (2014). Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 13 (3), 48-61
F. G. Nunes et al., "Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 13, no. 3, pp. 48-61, 2014
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TY - JOUR TI - Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional T2 - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão VL - 13 IS - 3 AU - Nunes, F. G. AU - Reto, L. AU - Martins, L. AU - Tinoco, A. PY - 2014 SP - 48-61 SN - 1645-4464 UR - http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v13n3/v13n3a06.pdf AB - Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono. ER -