Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Nunes, F. G., Reto, L., Martins, L. & Tinoco, A. (2014). Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 13 (3), 48-61
F. G. Nunes et al., "Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 13, no. 3, pp. 48-61, 2014
@article{nunes2014_1732203021838, author = "Nunes, F. G. and Reto, L. and Martins, L. and Tinoco, A. ", title = "Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional", journal = "Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão", year = "2014", volume = "13", number = "3", pages = "48-61", url = "http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v13n3/v13n3a06.pdf" }
TY - JOUR TI - Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional T2 - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão VL - 13 IS - 3 AU - Nunes, F. G. AU - Reto, L. AU - Martins, L. AU - Tinoco, A. PY - 2014 SP - 48-61 SN - 1645-4464 UR - http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v13n3/v13n3a06.pdf AB - Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono. ER -