Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Freitas, R. (2011). Gestão de crises e migrações forçadas: respostas e dilemas. Nação e Defesa. 129, 107-127
Exportar Referência (IEEE)
R. M. Freitas,  "Gestão de crises e migrações forçadas: respostas e dilemas", in Nação e Defesa, no. 129, pp. 107-127, 2011
Exportar BibTeX
@article{freitas2011_1713563466176,
	author = "Freitas, R.",
	title = "Gestão de crises e migrações forçadas: respostas e dilemas",
	journal = "Nação e Defesa",
	year = "2011",
	volume = "",
	number = "129",
	pages = "107-127",
	url = "http://www.idn.gov.pt/index.php"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Gestão de crises e migrações forçadas: respostas e dilemas
T2  - Nação e Defesa
IS  - 129
AU  - Freitas, R.
PY  - 2011
SP  - 107-127
SN  - 0870-757X
UR  - http://www.idn.gov.pt/index.php
AB  - Uma das consequências mais problemáticas dos conflitos armados, quer sejam de natureza interna quer internacional, é o impacto da violência nas populações civis. A violência e desordem generalizada levam as populações afectadas pelo conflito a deslocarem?se para outras zonas, procurando segurança por vezes no interior do próprio país de origem, por vezes atravessando fronteiras. Presentemente, assistimos a uma intensificação dos esforços no sentido de desenvolver políticas que permitam uma acção rápida e eficaz em cenários de conflito. Uma componente importante dessas políticas destina?se a responder às necessidades de refugiados e deslocados internos, mas também das populações afectadas pelo conflito que permanecem nas suas zonas de origem. Este artigo percorre algumas das iniciativas existentes e em formulação, procurando identificar os dilemas que as várias respostas encontradas colocam do ponto de vista jurídico, político e operacional.
ER  -