Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maurício, Carlos (2014). Metabiografia: entre a “ilusão biográfica” e a “biographical turn”. "FUTUROS DA HISTÓRIA" - Encontro Anual do Instituto de História Contemporânea da F.C.S.H. / U.N.L.
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Maurício,  "Metabiografia: entre a “ilusão biográfica” e a “biographical turn”", in "FUTUROS DA HISTÓRIA" - Encontro Anual do Instituto de História Contemporânea da F.C.S.H. / U.N.L., Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{maurício2014_1711696329143,
	author = "Maurício, Carlos",
	title = "Metabiografia: entre a “ilusão biográfica” e a “biographical turn”",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Metabiografia: entre a “ilusão biográfica” e a “biographical turn”
T2  - "FUTUROS DA HISTÓRIA" - Encontro Anual do Instituto de História Contemporânea da F.C.S.H. / U.N.L.
AU  - Maurício, Carlos
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - Esta comunicação toma como ponto de partida as prevenções de Pierre Bourdieu contra a “ilusão biográfica”. Mostra depois como, independentemente destas, ou em reação a estas, as biografias em história estão de novo em voga, havendo mesmo autores que defendem a existência de uma “viragem biográfica” nos estudos históricos e culturais nas últimas duas décadas. Examina então as metodologias subjacentes às “novas biografias”, as quais pretendem ultrapassar as limitações das biografias clássicas. Termina centrando as atenções sobre a “metabiografia”. Do exame da aplicação do método em diversos estudos e do seu próprio trabalho o autor retira então algumas conclusões de caráter epistemológico e metodológico, terminando com alguns conselhos práticos a quem pretenda trabalhar neste domínio.
ER  -