Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, N. M. (2001). Automedicação: algumas reflexões sociológicas. Sociologia, Problemas e Práticas. 37, 141-165
Exportar Referência (IEEE)
N. D. Lopes,  "Automedicação: algumas reflexões sociológicas", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 37, pp. 141-165, 2001
Exportar BibTeX
@article{lopes2001_1734884207327,
	author = "Lopes, N. M.",
	title = "Automedicação: algumas reflexões sociológicas",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "2001",
	volume = "",
	number = "37",
	pages = "141-165",
	url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Automedicação: algumas reflexões sociológicas
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 37
AU  - Lopes, N. M.
PY  - 2001
SP  - 141-165
SN  - 0873-6529
UR  - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp
AB  - Com base num projecto de investigação em curso, apresentam-se neste artigo algumas reflexões sociológicas sobre a automedicação, que representam um primeiro patamar de aproximação analítica a este fenómeno e à sua constituição em objecto sociológico. Numa primeira linha de reflexão, equacionam-se as estratégias profissionais de poder que se desenvolvem em torno da automedicação, procurando dar visibilidade às transmutações sociais de que a mesma vem sendo objecto. Numa segunda linha de reflexão, e a partir de alguns dados empíricos já analisados, o fenómeno é enunciado como uma expressão da apropriação leiga dos saberes profissionais, em que se revelam diferentes modalidades de apropriação e de percepção social do risco, com desiguais configurações em diferentes grupos sociais. Numa última linha de reflexão, equaciona-se um conjunto de contributos teóricos para a interpretação das pistas analíticas encontradas.
ER  -