Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Monteiro, A. & Sales Oliveira, Catarina (2014). Intervenção em igualdade de género no terceiro sector: organizações que discutem a sua própria mudança. Atas do VIII Congresso da APS.
Exportar Referência (IEEE)
A. A. Monteiro and C. S. Oliveira,  "Intervenção em igualdade de género no terceiro sector: organizações que discutem a sua própria mudança", in Atas do VIII Congr.o da APS, Évora, 2014
Exportar BibTeX
@null{monteiro2014_1713535021027,
	year = "2014",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/intervencao-em-igualdade-de-genero-no-terceiro-sector-organizacoes-que-discutem-a-sua-propria/22444?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Intervenção em igualdade de género no terceiro sector: organizações que discutem a sua própria mudança
T2  - Atas do VIII Congresso da APS
AU  - Monteiro, A.
AU  - Sales Oliveira, Catarina
PY  - 2014
CY  - Évora
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/intervencao-em-igualdade-de-genero-no-terceiro-sector-organizacoes-que-discutem-a-sua-propria/22444?lang=en
AB  - A integração da perspetiva da igualdade de género na lógica de funcionamento das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) representa um grande desafio. Se à partida estas organizações têm uma especial vocação para apoiar este valor e, por outro, a sua força de trabalho é fortemente feminizada, a realidade mostra que as IPSS tendem a reproduzir estruturas orgânicas e modelos de governança que mantêm as mulheres em posições de desvantagem. O presente texto tem como base o projeto IGUALIDADES - Plano Municipal de Intervenção para a Igualdade de Género, que entre 2011 e 2013 associou o município de Guarda, a Universidade da Beira Interior e outras organizações locais, numa iniciativa conjunta para potenciar a autoreflexividade e a partilha de experiências, a fim de construir um plano de intervenção para a efetiva igualdade de género nas IPSS do concelho da Guarda. O projeto comportou três fases de intervenção: a implementação de um autodiagnóstico de género em 32 IPSS, ações de formação e sensibilização, e a elaboração de um Plano Municipal de Intervenção para a Igualdade de Género, em conjunto com as organizações e recorrendo a uma metodologia participativa. As propostas de intervenção apresentadas elegem como prioridades a mudança a nível interno e a relação com o exterior, reforçando a ação das organizações com iniciativas que promovam a perspetiva de igualdade de género e conduzam também à disseminação desses valores junto das comunidades locais.
ER  -