Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Ferreira, M. P., Lopes, M. & Esperança, J. (2002). Modelos de crescimento e governação das transacções no sector das embalagens: três casos portugueses. Notas Económicas. 16, 34-47
M. P. Ferreira et al., "Modelos de crescimento e governação das transacções no sector das embalagens: três casos portugueses", in Notas Económicas, no. 16, pp. 34-47, 2002
@article{ferreira2002_1732479216639, author = "Ferreira, M. P. and Lopes, M. and Esperança, J.", title = "Modelos de crescimento e governação das transacções no sector das embalagens: três casos portugueses", journal = "Notas Económicas", year = "2002", volume = "", number = "16", pages = "34-47", url = "http://www.uc.pt/feuc/notas-economicas" }
TY - JOUR TI - Modelos de crescimento e governação das transacções no sector das embalagens: três casos portugueses T2 - Notas Económicas IS - 16 AU - Ferreira, M. P. AU - Lopes, M. AU - Esperança, J. PY - 2002 SP - 34-47 SN - 0872-4733 UR - http://www.uc.pt/feuc/notas-economicas AB - No sector português das embalagens identificámos três casos de modelos estratégicos distintos de crescimento e governação das transacções. Apesar do longo debate sobre onde desenhar as fronteiras da empresa, persiste a ausência de consenso, e diferentes teorias propõem diversas soluções. Este estudo contribui para o debate com o estudo de três casos portugueses. Os modelos estratégicos adoptados pelas três empresas são profundamente diferentes, mas viabilizam elevado desempenho e expansão comercial. Uma empresa assume um modelo clássico de centralização da produção e de serviço dos clientes através de relações de mercado quase puras. Outra empresa, um modelo de elevada integração vertical que corresponde à externalização integral das actividades produtivas dos clientes. A terceira, um modelo especializado de integração com a estrutura produtiva dos clientes, a um nível de quase integração vertical, com a instalação wall to wall de pequenas a médias fábricas. Os três casos parecem evidenciar que o estabelecimento de parcerias e o nível de confiança estabelecido, foram decisivos para a sobrevivência e expansão das empresas. ER -