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Chaleta, E., Silva, A., Saraiva, M., Grácio, L., Leal, F., Santos, G....Candeias, A. (2012). Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – contributo para a qualidade do ensino superior português. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality. 3, 187-204
E. Chaleta et al., "Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – contributo para a qualidade do ensino superior português", in TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, no. 3, pp. 187-204, 2012
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TY - JOUR TI - Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – contributo para a qualidade do ensino superior português T2 - TMQ - Techniques, Methodologies and Quality IS - 3 AU - Chaleta, E. AU - Silva, A. AU - Saraiva, M. AU - Grácio, L. AU - Leal, F. AU - Santos, G. AU - Sebastião, L. AU - Candeias, A. PY - 2012 SP - 187-204 SN - 2183-0940 UR - http://publicacoes.apq.pt/revista-tmq/ AB - A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ – Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente. ER -