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Chaleta, E., Chaleta, E., Chaleta, E, Grácio, L., Simão, A. V., Ramalho, G....Silva, J. (2013). Orquestrar o aprender no ensino superior – concepções, abordagens e experiências no curso. In Chaleta, Elisa (Ed.), Orquestração da Aprendizagem no Ensino Superior. (pp. 11-28). Mangualde - Portugal: Edições Pedago.
E. Chaleta et al., "Orquestrar o aprender no ensino superior – concepções, abordagens e experiências no curso", in Orquestração da Aprendizagem no Ensino Superior, Chaleta, Elisa , Ed., Mangualde - Portugal, Edições Pedago, 2013, pp. 11-28
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TY - CHAP TI - Orquestrar o aprender no ensino superior – concepções, abordagens e experiências no curso T2 - Orquestração da Aprendizagem no Ensino Superior AU - Chaleta, E. AU - Chaleta, E. AU - Chaleta, E AU - Grácio, L. AU - Simão, A. V. AU - Ramalho, G. AU - Rosário, P. AU - Saraiva, M. AU - Sebastião, L. AU - Leal, F. AU - Silva, J. PY - 2013 SP - 11-28 CY - Mangualde - Portugal UR - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/orquestrar-o-aprender-no-ensino-superior--concepcoes-abordagens-e-experiencias-no-curso/23741?lang=en AB - Nas últimas décadas o modelo SAL debruçou-se sobre três componentes fundamentais do processo de aprendizagem: concepções, abordagens e percepção sobre os contextos de aprendizagem. A partir das experiências descritas pelos estudantes, estes estudos revelaram a existência de relações entre as três componentes, a qualidade da aprendizagem e os resultados académicos (Entwistle 2007; Marton & Säljo, 1997; Chaleta et al, 2009). A coordenação destas componentes foi denominada por Meyer de “orquestração da aprendizagem” (Meyer, 1991; 2000). Neste estudo a amostra foi constituída por 562 estudantes de 1º ano que responderam aos questionários um mês após a conclusão da avaliação do 1º semestre. De um modo geral podemos considerar que neste conjunto de estudantes existe consonância entre as concepções, as abordagens e a experiência no curso, isto é, que os estudantes apresentam formas apropriadas de “orquestrar” o seu processo de aprendizagem. ER -