Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mauritti, R (2015). Efeitos da crise na reconfiguração de práticas de consumo da classe média em Portugal. Ciclo de Conferências sobre Consumo Responsável, 2015.
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Mauritti,  "Efeitos da crise na reconfiguração de práticas de consumo da classe média em Portugal", in Ciclo de Conferências sobre Consumo Responsável, 2015, Porto, 2015
Exportar BibTeX
@misc{mauritti2015_1714138633279,
	author = "Mauritti, R",
	title = "Efeitos da crise na reconfiguração de práticas de consumo da classe média em Portugal",
	year = "2015",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Efeitos da crise na reconfiguração de práticas de consumo da classe média em Portugal
T2  - Ciclo de Conferências sobre Consumo Responsável, 2015
AU  - Mauritti, R
PY  - 2015
CY  - Porto
AB  - Em Novembro de 2012, em pleno período de contestação social e mobilização cívica, nas vésperas de aprovação do Orçamento de Estado 2013 – que uma vez mais se propunha fazer incidir a atuação fiscal em segmentos sociais ditos de “classe média” – o CIES-IUL lançou um inquérito online dirigido, especificamente, a indivíduos e famílias com perfis de qualificação e condições de adaptabilidade melhorados no contexto da sociedade portuguesa. Este é um setor da população que acolhe menor presença nas análises sobre as repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades na reconfiguração de práticas sociais e orientações de consumo. Mas mesmo que no seu seio a maioria não denote características de intensificação de privação material, é provável que a contração económica e o próprio ambiente de incerteza social que se instalou no país estejam a implicar ajustamentos, mais ou menos constrangidos, na forma como, também neste segmento social, se constroem e materializam escolhas e avaliam prioridades. Em que medida a classe média em Portugal está a conseguir desenvolver estratégias de adaptação na gestão de recursos disponíveis e dos consumos que realiza para assegurar de forma sustentada os seus estilos de vida? Quais os domínios que sugerem um ajustamento mais acentuado nas práticas e orientações quotidianas? Será possível definir padrões de comportamentos que configuram oportunidades de melhoria em vetores estruturantes para uma evolução sustentada do bem-estar e qualidade de vida? Que sociedade se desenha nestas mutações em curso? Estas são algumas das questões a que o estudo desenvolvido procurou responder, para o efeito disponibilizando informações substantivas sobre alguns dos tópicos-chave para se pensar o bem-estar em termos de condições materiais (condições socioprofissionais, perfis qualificacionais e rendimentos) e qualidade de vida (família, relações sociais e capacidade de concretização dos estilos de vida).
ER  -