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Mourão, R., Miranda, S. & Ramalho, N. (2015). A avaliação de desempenho a 360º no mercado de trabalho Português: facilitadores e barreiras. Comunicação Pública. 10 (19)
R. A. Mourão et al., "A avaliação de desempenho a 360º no mercado de trabalho Português: facilitadores e barreiras", in Comunicação Pública, vol. 10, no. 19, 2015
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TY - JOUR TI - A avaliação de desempenho a 360º no mercado de trabalho Português: facilitadores e barreiras T2 - Comunicação Pública VL - 10 IS - 19 AU - Mourão, R. AU - Miranda, S. AU - Ramalho, N. PY - 2015 SN - 1646-1479 DO - 10.4000/cp.1088 UR - http://cp.revues.org/1088 AB - Para contornar algumas limitações da avaliação de desempenho tradicional (i.e., chefia avaliar o subordinado) torna-se pertinente uma abordagem à avaliação 360º, pois esta envolve mais do que um avaliador, permitindo controlar eventuais idiossincrasias dos mesmos. Nesse sentido, o presente estudo procura perceber as perceções de diferentes profissionais no que respeita aos facilitadores e às barreiras da avaliação 360º no mercado de trabalho português. Recorreu-se a um método do tipo qualitativo, tendo sido realizados quatro Focus Group. As informações recolhidas permitiram concluir que a avaliação 360º assume particular relevância quando comparada com a avaliação de desempenho tradicional, pois permite a participação ativa de todos/quase todos os atores organizacionais. Para além disso, promove o anonimato e a confidencialidade dos envolvidos, a sua formação enquanto avaliadores e a descentralização do poder avaliativo das chefias. ER -