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Conboy, J., Carvalho, C., Santos, J., Gama, A. P., Tavares, D., Fonseca, J....Fiuza, E. (2015). Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico. Análise Psicológica. 33 (4), 439-452
J. Conboy et al., "Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico", in Análise Psicológica, vol. 33, no. 4, pp. 439-452, 2015
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TY - JOUR TI - Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico T2 - Análise Psicológica VL - 33 IS - 4 AU - Conboy, J. AU - Carvalho, C. AU - Santos, J. AU - Gama, A. P. AU - Tavares, D. AU - Fonseca, J. AU - Martins, D. AU - Salema, M. H. AU - Fiuza, E. PY - 2015 SP - 439-452 SN - 0870-8231 DO - 10.14417/ap.1016 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1 AB - O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. ER -