Artigo em revista científica Q4
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
Joseph Conboy (Conboy, J.); Carolina Carvalho (Carvalho, C.); João Santos (Santos, J.); Ana Paula Gama (Gama, A. P.); David Tavares (Tavares, D.); Jesuína Fonseca (Fonseca, J.); Dulce Martins (Martins, D.); Maria Helena Salema (Salema, M. H.); Edite Fiuza (Fiuza, E.); et al.
Título Revista
Análise Psicológica
Ano
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2019-04-25 02:59)

Ver o registo na Scopus

Abstract/Resumo
O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a percepção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, ?=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, ?=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem- -estar, ?=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Alunos dos ensinos básico e secundário, Identificação escolar, Construção de escalas
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais