Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Oliveira, Nuno (2013). Learning from the field: Trainers experiences on Portuguese learning, shortcomes and challenges. WORKSHOP GRUNDTVIG 2013 MAMM.
Export Reference (IEEE)
N. F. Oliveira,  "Learning from the field: Trainers experiences on Portuguese learning, shortcomes and challenges", in WORKSHOP GRUNDTVIG 2013 MAMM, Salerno, 2013
Export BibTeX
@misc{oliveira2013_1715931329458,
	author = "Oliveira, Nuno",
	title = "Learning from the field: Trainers experiences on Portuguese learning, shortcomes and challenges",
	year = "2013",
	howpublished = "Other"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Learning from the field: Trainers experiences on Portuguese learning, shortcomes and challenges
T2  - WORKSHOP GRUNDTVIG 2013 MAMM
AU  - Oliveira, Nuno
PY  - 2013
CY  - Salerno
AB  - A implementação e o crescimento de programas de educação de segunda língua direcionados para imigrantes tem sido assinalável em Portugal. Os exemplos mais emblemáticos são as orientações para o ensino da língua contidas no programa Portugal Acolhe, definidas em 2001, e mais recentemente o programa de âmbito nacional Português para Todos lançado em 2008. Ambos forneceram recursos e metodologias para o ensino do português por parte dos imigrantes que têm funcionado como mecanismos de aprofundamento da inserção social e valorização cognitiva dos próprios imigrantes. Todavia há um grupo que sistematicamente tem ficado de fora desta capacitação social, educacional e simbólica: esse grupo é constituído por imigrantes iletrados ou analfabetos.
Neste texto procuramos analisar quais são essas dificuldades, caracterizando os grupos mais vulneráveis; a desadequação das políticas e metodologias educativas no que diz respeito aos imigrantes iletrados; as práticas educacionais no contexto da aula prestando particular atenção à interacção estabelecida entre professores e alunos. No fim, sugerimos tentativamente metodologias inovadoras para fazer face a esta situação e formas de reestruturar a inclusão educacional deste grupo.  
ER  -