Talk
Learning from the field: Trainers experiences on Portuguese learning, shortcomes and challenges
Nuno Oliveira (Oliveira, Nuno);
Event Title
WORKSHOP GRUNDTVIG 2013 MAMM
Year (definitive publication)
2013
Language
English
Country
Italy
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-14 09:02)

View record in Google Scholar

Abstract
A implementação e o crescimento de programas de educação de segunda língua direcionados para imigrantes tem sido assinalável em Portugal. Os exemplos mais emblemáticos são as orientações para o ensino da língua contidas no programa Portugal Acolhe, definidas em 2001, e mais recentemente o programa de âmbito nacional Português para Todos lançado em 2008. Ambos forneceram recursos e metodologias para o ensino do português por parte dos imigrantes que têm funcionado como mecanismos de aprofundamento da inserção social e valorização cognitiva dos próprios imigrantes. Todavia há um grupo que sistematicamente tem ficado de fora desta capacitação social, educacional e simbólica: esse grupo é constituído por imigrantes iletrados ou analfabetos. Neste texto procuramos analisar quais são essas dificuldades, caracterizando os grupos mais vulneráveis; a desadequação das políticas e metodologias educativas no que diz respeito aos imigrantes iletrados; as práticas educacionais no contexto da aula prestando particular atenção à interacção estabelecida entre professores e alunos. No fim, sugerimos tentativamente metodologias inovadoras para fazer face a esta situação e formas de reestruturar a inclusão educacional deste grupo.
Acknowledgements
--
Keywords
iliteracia,segunda língua,imigrantes,metodologias educativas