Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mourato, J., Alves, J., Morais, F., Mourato, I. & Quarenta, M. J. (2015). Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal. 26 (1), 85-106
J. A. Mourato et al., "Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre", in Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, vol. 26, no. 1, pp. 85-106, 2015
@article{mourato2015_1732222169442, author = "Mourato, J. and Alves, J. and Morais, F. and Mourato, I. and Quarenta, M. J.", title = "Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre", journal = "Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal", year = "2015", volume = "26", number = "1", doi = "10.18089/DAMeJ.2015.26.1.5", pages = "85-106", url = "http://www.dosalgarves.com/revistas/N261/6rev261.pdf" }
TY - JOUR TI - Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre T2 - Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal VL - 26 IS - 1 AU - Mourato, J. AU - Alves, J. AU - Morais, F. AU - Mourato, I. AU - Quarenta, M. J. PY - 2015 SP - 85-106 SN - 2182-5580 DO - 10.18089/DAMeJ.2015.26.1.5 UR - http://www.dosalgarves.com/revistas/N261/6rev261.pdf AB - Este artigo procura contribuir para o conhecimento da importância que os instrumentos de gestão e os sistemas de gestão da qualidade podem assumir nos contextos organizacionais, sobretudo quando são envolvidos, de forma direta e permanente, os atores internos às organizações, na discussão e construção dos mecanismos e procedimentos inerentes à implementação do sistema adotado. O estudo de caso considerado diz respeito a uma instituição de ensino superior – o Instituto Politécnico de Portalegre. A metodologia utilizada centrou-se na aplicação de um inquérito por questionário, dirigido ao universo dos colaboradores internos à organização (docentes e não docentes), com formação em auditoria nos sistemas de gestão da qualidade. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de que a frequência de formação em auditoria favorece uma postura mais recetiva e participativa à adoção e implementação mais eficaz de uma cultura profissional convergente com os objetivos da organização no domínio dos processos de gestão de qualidade. ER -