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Mourato, J., Alves, J., Morais, F., Mourato, I. & Quarenta, M. J. (2015). Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal. 26 (1), 85-106
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J. A. Mourato et al.,  "Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre", in Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, vol. 26, no. 1, pp. 85-106, 2015
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	title = "Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre",
	journal = "Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal",
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}
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TY  - JOUR
TI  - Os sistemas integrados de gestão na perspetiva dos seus protagonistas: um estudo de caso no Instituto Politécnico de Portalegre
T2  - Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
VL  - 26
IS  - 1
AU  - Mourato, J.
AU  - Alves, J.
AU  - Morais, F.
AU  - Mourato, I.
AU  - Quarenta, M. J.
PY  - 2015
SP  - 85-106
SN  - 2182-5580
DO  - 10.18089/DAMeJ.2015.26.1.5
UR  - http://www.dosalgarves.com/revistas/N261/6rev261.pdf
AB  - Este artigo procura contribuir para o conhecimento da importância que os instrumentos de gestão e
os sistemas de gestão da qualidade podem assumir nos contextos organizacionais, sobretudo quando
são envolvidos, de forma direta e permanente, os atores internos às organizações, na discussão e
construção dos mecanismos e procedimentos inerentes à implementação do sistema adotado. O
estudo de caso considerado diz respeito a uma instituição de ensino superior – o Instituto Politécnico
de Portalegre. A metodologia utilizada centrou-se na aplicação de um inquérito por questionário,
dirigido ao universo dos colaboradores internos à organização (docentes e não docentes), com
formação em auditoria nos sistemas de gestão da qualidade. Os resultados obtidos confirmam a
hipótese de que a frequência de formação em auditoria favorece uma postura mais recetiva e
participativa à adoção e implementação mais eficaz de uma cultura profissional convergente com os
objetivos da organização no domínio dos processos de gestão de qualidade.

ER  -