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Arriaga, P., Reis, E. & Postolache, O. (2016). Persuadir com Medo ou Humor? Fluxo Emocional e Eficácia Percebida de Campanhas Antitabágicas. 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: .
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P. P. Ferreira et al.,  "Persuadir com Medo ou Humor? Fluxo Emocional e Eficácia Percebida de Campanhas Antitabágicas", in 11º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: , Lisboa, 2016
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@misc{ferreira2016_1766666690582,
	author = "Arriaga, P. and Reis, E. and Postolache, O.",
	title = "Persuadir com Medo ou Humor? Fluxo Emocional e Eficácia Percebida de Campanhas Antitabágicas",
	year = "2016",
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TY  - CPAPER
TI  - Persuadir com Medo ou Humor? Fluxo Emocional e Eficácia Percebida de Campanhas Antitabágicas
T2  - 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: 
AU  - Arriaga, P.
AU  - Reis, E.
AU  - Postolache, O.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
UR  - http://11cnps.iscte-iul.pt/
AB  - Este estudo investigou o efeito de campanhas antitabágicas em indicadores de eficácia na prevenção e redução de comportamentos tabágicos. Cento e oito participantes (58 mulheres), diferenciados pelos comportamentos tabágicos (54 fumadores) foram distribuídos aleatoriamente para uma de duas condições de exposição a anúncios antitabágicos: indução humor (N=56) ou indução medo (N=52). Através do programa FLOWSENSE, desenvolvido pelos autores, os participantes registaram continuamente as emoções e sua intensidade durante a visualização de três vídeos, sendo registadas em simultâneo respostas fisiológicas (atividade electrodérmica, cardíaca, e saturação do oxigénio). Após exposição mediu-se o desejo de fumar, a concordância com políticas antitabágicas e a perceção de eficácia das campanhas. No geral, foram reportadas várias emoções durante a visualização. Na condição medo os participantes registaram com maior frequência, intensidade e por mais tempo medo e tristeza; na condição humor reportaram mais alegria. Houve um efeito das campanhas de medo numa maior eficácia percebida, mediado pelo sentimento de medo; no grupo de fumadores, o efeito das campanhas de medo traduziu-se num menor desejo de fumar. O estudo permitiu uma análise detalhada do fluir das emoções perante mensagens persuasivas e análise dos seus efeitos em indicadores de eficácia, de relevância para a prevenção e promoção de saúde.
ER  -