Comunicação em evento científico
Persuadir com Medo ou Humor? Fluxo Emocional e Eficácia Percebida de Campanhas Antitabágicas
Patrícia Arriaga (Arriaga, P.); Eduardo Reis (Reis, E.); Octavian Postolache (Postolache, O.);
Título Evento
11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema:
Ano
2016
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Este estudo investigou o efeito de campanhas antitabágicas em indicadores de eficácia na prevenção e redução de comportamentos tabágicos. Cento e oito participantes (58 mulheres), diferenciados pelos comportamentos tabágicos (54 fumadores) foram distribuídos aleatoriamente para uma de duas condições de exposição a anúncios antitabágicos: indução humor (N=56) ou indução medo (N=52). Através do programa FLOWSENSE, desenvolvido pelos autores, os participantes registaram continuamente as emoções e sua intensidade durante a visualização de três vídeos, sendo registadas em simultâneo respostas fisiológicas (atividade electrodérmica, cardíaca, e saturação do oxigénio). Após exposição mediu-se o desejo de fumar, a concordância com políticas antitabágicas e a perceção de eficácia das campanhas. No geral, foram reportadas várias emoções durante a visualização. Na condição medo os participantes registaram com maior frequência, intensidade e por mais tempo medo e tristeza; na condição humor reportaram mais alegria. Houve um efeito das campanhas de medo numa maior eficácia percebida, mediado pelo sentimento de medo; no grupo de fumadores, o efeito das campanhas de medo traduziu-se num menor desejo de fumar. O estudo permitiu uma análise detalhada do fluir das emoções perante mensagens persuasivas e análise dos seus efeitos em indicadores de eficácia, de relevância para a prevenção e promoção de saúde.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Medo,Humor,Campanhas Antitabágicas,Fluxo Emocional,Flowsense
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