Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Sampaio, S. (2016). “Entre o doméstico e o público: a propósito dos filmes de uma família”.  VI Encontro Anual da AIM.
Export Reference (IEEE)
P. S. Sampaio,  "“Entre o doméstico e o público: a propósito dos filmes de uma família”", in  VI Encontro Anual da AIM, Porto, 2016
Export BibTeX
@misc{sampaio2016_1766317805641,
	author = "Sampaio, S.",
	title = "“Entre o doméstico e o público: a propósito dos filmes de uma família”",
	year = "2016",
	howpublished = "Other",
	url = ""
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - “Entre o doméstico e o público: a propósito dos filmes de uma família”
T2  -  VI Encontro Anual da AIM
AU  - Sampaio, S.
PY  - 2016
CY  - Porto
AB  - Esta comunicação parte da análise de uma coleção de filmes de família depositados no ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), relativos às décadas de 1960 e 1970, para discutir criticamente duas ideias associadas a este género: a sua delimitação a uma esfera doméstica e a sua vocação para contar histórias alternativas e não-oficiais. O que esta coleção sugere é, pelo contrário, uma complementaridade entre as esferas doméstica e pública, entre filmes ‘oficiais’ e ‘não-oficiais’. Não só nos deparamos com as habituais imagens de crianças e reuniões familiares em ambiente doméstico, como também com imagens relacionadas com a profissão do cameraman (o pai desta família), tais como uma visita ao estaleiro de uma obra, que suscitam comparações com os filmes industriais da altura. Argumentar-se-á que, para além das práticas de produção destes filmes (onde e quando foram filmados, e por quem), há que ter em conta as suas práticas de exibição (onde e quando eram mostrados, e para quem). Uma metodologia que contemple a análise destes filmes como uma série (e não isoladamente), bem como a realização de entrevistas aos membros da família, poderá conduzir-nos a um entendimento destes filmes como práticas sociais ainda ativas, e não apenas vestígios de um tempo passado irrecuperável.

ER  -