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Schippling, A. (2004). O "não-idêntico" da ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fértil para a pós-modernidade. Revista Filosófica de Coimbra. 13 (25), 129-140
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A. Schippling,  "O "não-idêntico" da ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fértil para a pós-modernidade", in Revista Filosófica de Coimbra, vol. 13, no. 25, pp. 129-140, 2004
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TY  - JOUR
TI  - O "não-idêntico" da ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fértil para a pós-modernidade
T2  - Revista Filosófica de Coimbra
VL  - 13
IS  - 25
AU  - Schippling, A.
PY  - 2004
SP  - 129-140
SN  - 0872-0851
UR  - https://www.uc.pt/fluc/dfci/public_/publicacoes
AB  - Com Adorno e a sua Dialéctica Negativa, depreende-se que o fracasso do projecto dos Iluministas não significa simultaneamente uma "morte da razão" ("Tod der Vernunft")52. Antes pelo contrário, esta inclui em si a possibilidade de uma crítica da razão através de si própria, que Adorno exemplifica através de uma razão que permite o "não-idêntico", expresso no "impresentíficável" de Lyotard. Desta maneira, Adorno estabeleceu um conceito de razão que corresponde às características particulares de uma sociedade pós-moderna como, por exemplo, a pluralidade radical. Um indivíduo que pensa de maneira dialéctica negativa, o que significa que ele permite o "não-idêntico" no seu pensamento, é capaz de conhecer a pluralidade da sociedade pós-moderna na sua raiz e orientar-se nesta. Com o conceito de razão de Adorno nasceu uma "possibilidade de sobrevivência" da filosofia numa sociedade pós-moderna. Com respeito a isso, a filosofia de Adorno é uma filosofia fecunda para a pós-modernidade.
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