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Schippling, A. (2004). O "não-idêntico" da ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fértil para a pós-modernidade. Revista Filosófica de Coimbra. 13 (25), 129-140
A. Schippling, "O "não-idêntico" da ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fértil para a pós-modernidade", in Revista Filosófica de Coimbra, vol. 13, no. 25, pp. 129-140, 2004
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TY - JOUR TI - O "não-idêntico" da ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fértil para a pós-modernidade T2 - Revista Filosófica de Coimbra VL - 13 IS - 25 AU - Schippling, A. PY - 2004 SP - 129-140 SN - 0872-0851 UR - https://www.uc.pt/fluc/dfci/public_/publicacoes AB - Com Adorno e a sua Dialéctica Negativa, depreende-se que o fracasso do projecto dos Iluministas não significa simultaneamente uma "morte da razão" ("Tod der Vernunft")52. Antes pelo contrário, esta inclui em si a possibilidade de uma crítica da razão através de si própria, que Adorno exemplifica através de uma razão que permite o "não-idêntico", expresso no "impresentíficável" de Lyotard. Desta maneira, Adorno estabeleceu um conceito de razão que corresponde às características particulares de uma sociedade pós-moderna como, por exemplo, a pluralidade radical. Um indivíduo que pensa de maneira dialéctica negativa, o que significa que ele permite o "não-idêntico" no seu pensamento, é capaz de conhecer a pluralidade da sociedade pós-moderna na sua raiz e orientar-se nesta. Com o conceito de razão de Adorno nasceu uma "possibilidade de sobrevivência" da filosofia numa sociedade pós-moderna. Com respeito a isso, a filosofia de Adorno é uma filosofia fecunda para a pós-modernidade. ER -