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Schippling, A. (2006). A educação filosófica face ao desafio pós-moderno. Itinerários de Filosofia da Educação. 3 (1), 87-97
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A. Schippling,  "A educação filosófica face ao desafio pós-moderno", in Itinerários de Filosofia da Educação, vol. 3, no. 1, pp. 87-97, 2006
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TY  - JOUR
TI  - A educação filosófica face ao desafio pós-moderno
T2  - Itinerários de Filosofia da Educação
VL  - 3
IS  - 1
AU  - Schippling, A.
PY  - 2006
SP  - 87-97
SN  - 1646-1959
UR  - http://ojs.letras.up.pt/index.php/itinerariosfe
AB  - Os crimes contra a humanidade, que culminaram em „Auschwitz“, desferiram o golpe fatal na ideia da razão iluminista, que almejava o progresso para a humanidade. Para Jean-François Lyotard, a narrativa das Luzes“, que tem como base a razão universal iluminista, foi „liquidada“ em „Auschwitz“. Na situação pós-moderna a razão como unidade dissipa-se numa „pluralidade radical“ de diferentes racionalidades. Neste contexto é premente colocar a questão sobre de que forma esta situação se reflecte no ensino da filosofia cuja finalidade continua ligada à promoção do “exercício pessoal da razão” por parte dos alunos numa perspectiva iluminista. O desafio pós-moderno significará uma queda na irracionalidade ou será possível apesar da crise da razão iluminista não abandonar a perspectiva da promoção da reflexão crítica no ensino da filosofia?
ER  -