Artigo em revista científica
A educação filosófica face ao desafio pós-moderno
Anne Schippling (Schippling, A.);
Título Revista
Itinerários de Filosofia da Educação
Ano
2006
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Os crimes contra a humanidade, que culminaram em „Auschwitz“, desferiram o golpe fatal na ideia da razão iluminista, que almejava o progresso para a humanidade. Para Jean-François Lyotard, a narrativa das Luzes“, que tem como base a razão universal iluminista, foi „liquidada“ em „Auschwitz“. Na situação pós-moderna a razão como unidade dissipa-se numa „pluralidade radical“ de diferentes racionalidades. Neste contexto é premente colocar a questão sobre de que forma esta situação se reflecte no ensino da filosofia cuja finalidade continua ligada à promoção do “exercício pessoal da razão” por parte dos alunos numa perspectiva iluminista. O desafio pós-moderno significará uma queda na irracionalidade ou será possível apesar da crise da razão iluminista não abandonar a perspectiva da promoção da reflexão crítica no ensino da filosofia?
Agradecimentos/Acknowledgements
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