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Boavida, J. & Schippling, A. (2008). A filosofia no ensino secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade. Fragmentos de Cultura. 18 (7-8), 571-590
J. Boavida and A. Schippling, "A filosofia no ensino secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade", in Fragmentos de Cultura, vol. 18, no. 7-8, pp. 571-590, 2008
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TY - JOUR TI - A filosofia no ensino secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade T2 - Fragmentos de Cultura VL - 18 IS - 7-8 AU - Boavida, J. AU - Schippling, A. PY - 2008 SP - 571-590 SN - 1983-7828 DO - 10.18224/frag.v18i4.708 UR - http://seer.ucg.br/index.php/fragmentos/index AB - Procuramos fazer uma síntese da evolução do ensino da filosofia em Portugal desde o século XVI até ao presente. Analisando os programas tentámos reflectir a constante luta entre tradição e modernidade, a qual implica mudanças significativas ao nível pedagógico. Na transição da modernidade para a pós-modernidade, a pluralidade de aspectos tradicionais e progressistas no ensino da filosofia, torna-se radical, provocando desorientação. Chamamos a atenção para a necessidade de consciencializar a vivência pós-moderna, os seus perigos, referindo o contributo positivo que o ensino da Filosofia pode proporcionar. ER -