Scientific journal paper
A filosofia no ensino secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade
João Boavida (Boavida, J.); Anne Schippling (Schippling, A.);
Journal Title
Fragmentos de Cultura
Year (definitive publication)
2008
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 4

(Last checked: 2025-12-06 20:12)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Procuramos fazer uma síntese da evolução do ensino da filosofia em Portugal desde o século XVI até ao presente. Analisando os programas tentámos reflectir a constante luta entre tradição e modernidade, a qual implica mudanças significativas ao nível pedagógico. Na transição da modernidade para a pós-modernidade, a pluralidade de aspectos tradicionais e progressistas no ensino da filosofia, torna-se radical, provocando desorientação. Chamamos a atenção para a necessidade de consciencializar a vivência pós-moderna, os seus perigos, referindo o contributo positivo que o ensino da Filosofia pode proporcionar.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino,Programas,Tradição,Modernidade e pós-modernidade