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Schippling, A. (2011). A razão no diferendo: um estudo qualitativo sobre o ensino da filosofia em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia. 11, 441-454
A. Schippling, "A razão no diferendo: um estudo qualitativo sobre o ensino da filosofia em Portugal", in Revista Portuguesa de Pedagogia, no. 11, pp. 441-454, 2011
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TY - JOUR TI - A razão no diferendo: um estudo qualitativo sobre o ensino da filosofia em Portugal T2 - Revista Portuguesa de Pedagogia IS - 11 AU - Schippling, A. PY - 2011 SP - 441-454 SN - 0870-418X UR - https://impactum.uc.pt/pt-pt/artigo/raz%C3%A3o_no_diferendo_um_estudo_qualitativo_sobre_o_ensino_da_filosofia_em_portugal AB - Do abalo profundo a que a ideia iluminista da razão foi submetida no século XX surge a questão sobre a possibilidade da educação filosófica, em cujo cerne está o uso da razão. O ensino da Filosofia pode ser considerado como o lugar no qual se concretiza ou se tenta concretizar o uso da razão. Neste contexto, será desenvolvida uma perspectiva empírico-qualitativa relativamente à situação da educação filosófica no ensino da Filosofia. Após uma reflexão teórica sobre a crise europeia da razão e concomitante crise da educação, em particular da educação filosófica, segue-se uma discussão sobre a questão de uma possível aproximação empírica à ideia da razão. Subsequentemente serão apresentados os resultados de um estudo qualitativo sobre o ensino da Filosofia em Portugal, que integra não só o próprio ensino mas também a visão de professores e alunos. Partindo desta base são apresentadas algumas perspectivas da ideia de razão, que possam, no contexto pós-moderno, ser fecundas para a educação filosófica, mas também para a educação em geral. ER -