Artigo em revista científica
A razão no diferendo: um estudo qualitativo sobre o ensino da filosofia em Portugal
Anne Schippling (Schippling, A.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Pedagogia
Ano
2011
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Do abalo profundo a que a ideia iluminista da razão foi submetida no século XX surge a questão sobre a possibilidade da educação filosófica, em cujo cerne está o uso da razão. O ensino da Filosofia pode ser considerado como o lugar no qual se concretiza ou se tenta concretizar o uso da razão. Neste contexto, será desenvolvida uma perspectiva empírico-qualitativa relativamente à situação da educação filosófica no ensino da Filosofia. Após uma reflexão teórica sobre a crise europeia da razão e concomitante crise da educação, em particular da educação filosófica, segue-se uma discussão sobre a questão de uma possível aproximação empírica à ideia da razão. Subsequentemente serão apresentados os resultados de um estudo qualitativo sobre o ensino da Filosofia em Portugal, que integra não só o próprio ensino mas também a visão de professores e alunos. Partindo desta base são apresentadas algumas perspectivas da ideia de razão, que possam, no contexto pós-moderno, ser fecundas para a educação filosófica, mas também para a educação em geral.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Educação filosófica,Ensino da Filosofia,Ideia da razão,Pósmodernidade