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Lopes, L., Correia, N. & Aguiar, C. (2016). Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores. Revista Portuguesa de Educação. 29 (2), 81-108
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L. Lopes et al.,  "Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 29, no. 2, pp. 81-108, 2016
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TY  - JOUR
TI  - Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores
T2  - Revista Portuguesa de Educação
VL  - 29
IS  - 2
AU  - Lopes, L.
AU  - Correia, N.
AU  - Aguiar, C.
PY  - 2016
SP  - 81-108
SN  - 0871-9187
DO  - 10.21814/rpe.6560
UR  - http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6560/7449
AB  - Com este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida.
ER  -