Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Lopes, L., Correia, N. & Aguiar, C. (2016). Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores. Revista Portuguesa de Educação. 29 (2), 81-108
L. Lopes et al., "Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 29, no. 2, pp. 81-108, 2016
@article{lopes2016_1732205097233, author = "Lopes, L. and Correia, N. and Aguiar, C.", title = "Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores", journal = "Revista Portuguesa de Educação", year = "2016", volume = "29", number = "2", doi = "10.21814/rpe.6560", pages = "81-108", url = "http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6560/7449" }
TY - JOUR TI - Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores T2 - Revista Portuguesa de Educação VL - 29 IS - 2 AU - Lopes, L. AU - Correia, N. AU - Aguiar, C. PY - 2016 SP - 81-108 SN - 0871-9187 DO - 10.21814/rpe.6560 UR - http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6560/7449 AB - Com este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida. ER -