Artigo em revista científica
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores
Luísa Lopes (Lopes, L.); Nadine Correia (Correia, N.); Cecília Aguiar (Aguiar, C.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Educação
Ano
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Títulos Alternativos

(Francês) Implémentation du droit de participation des enfants en contextede jardin d’enfance: perceptions des éducateurs

(Inglês) Implementation of teachers' participation in early childhoodeducation: teacher’s perceptions

Abstract/Resumo
Com este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Direito de participação das crianças,Questionário,Perceções,Jardim de infância
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CPECED/117476/2010 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.