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Gaspar, T., Ribeiro, J., Matos, M. G., Leal, I. & Ferreira, A. (2010). Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais. AMAzônica. 5 (2), 57-83
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T. Gaspar et al.,  "Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais", in AMAzônica, vol. 5, no. 2, pp. 57-83, 2010
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TY  - JOUR
TI  - Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais
T2  - AMAzônica
VL  - 5
IS  - 2
AU  - Gaspar, T.
AU  - Ribeiro, J.
AU  - Matos, M. G.
AU  - Leal, I.
AU  - Ferreira, A.
PY  - 2010
SP  - 57-83
SN  - 1983-3415
UR  - https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4028721
AB  - O objectivo do presente trabalho visa o estudo da Auto-Estima Crianças e Adolescentes Portugueses e factores pessoais e sociais associados, através da adaptação e validação da Escala de Auto-Estima de Susan Harter e sua relação com outros instrumentos de avaliação. Um total de 3195 crianças e adolescentes do 5º e 7º anos de escolaridade, amostra representativa das cinco regiões do país. O resultado da consistência interna (Alpha de Cronbach) da escala foi 0,80. A Auto-Estima foi analisada em função do género, idade, estatuto socio-económico, sucesso escolar e por região do país, com utilização de ANOVAs. Foi realizada uma validade concorrente com variáveis relacionadas, nomeadamente: optimismo, satisfação com o suporte social e percepção subjectiva de saúde (qualidade de vida relacionada com a saúde - QVRS). Os resultados revelam que rapazes, crianças, alunos que pertencem a um ESE médio/ alto, que não têm doença crónica e sem retenção escolar revelam índices superiores de Auto-Estima. Conclui-se que o instrumento é adequado na medição e no aumento da compreensão da Auto-Estima e bem-estar subjectivo.
ER  -