Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Gaspar, T., Ribeiro, J., Matos, M. G., Leal, I. & Ferreira, A. (2010). Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais. AMAzônica. 5 (2), 57-83
T. Gaspar et al., "Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais", in AMAzônica, vol. 5, no. 2, pp. 57-83, 2010
@article{gaspar2010_1732216901660, author = "Gaspar, T. and Ribeiro, J. and Matos, M. G. and Leal, I. and Ferreira, A.", title = "Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais", journal = "AMAzônica", year = "2010", volume = "5", number = "2", pages = "57-83", url = "https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4028721" }
TY - JOUR TI - Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais T2 - AMAzônica VL - 5 IS - 2 AU - Gaspar, T. AU - Ribeiro, J. AU - Matos, M. G. AU - Leal, I. AU - Ferreira, A. PY - 2010 SP - 57-83 SN - 1983-3415 UR - https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4028721 AB - O objectivo do presente trabalho visa o estudo da Auto-Estima Crianças e Adolescentes Portugueses e factores pessoais e sociais associados, através da adaptação e validação da Escala de Auto-Estima de Susan Harter e sua relação com outros instrumentos de avaliação. Um total de 3195 crianças e adolescentes do 5º e 7º anos de escolaridade, amostra representativa das cinco regiões do país. O resultado da consistência interna (Alpha de Cronbach) da escala foi 0,80. A Auto-Estima foi analisada em função do género, idade, estatuto socio-económico, sucesso escolar e por região do país, com utilização de ANOVAs. Foi realizada uma validade concorrente com variáveis relacionadas, nomeadamente: optimismo, satisfação com o suporte social e percepção subjectiva de saúde (qualidade de vida relacionada com a saúde - QVRS). Os resultados revelam que rapazes, crianças, alunos que pertencem a um ESE médio/ alto, que não têm doença crónica e sem retenção escolar revelam índices superiores de Auto-Estima. Conclui-se que o instrumento é adequado na medição e no aumento da compreensão da Auto-Estima e bem-estar subjectivo. ER -