Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, M. M. M. & Casanova, J. L. (2016). Mudanças climáticas: Que peso têm nas preocupações dos actores sociais?. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. Faro: Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Carvalho and J. L. Casanova,  "Mudanças climáticas: Que peso têm nas preocupações dos actores sociais?", in IX Congr.o Português de Sociologia: Portugal, território de territórios, Faro, Associação Portuguesa de Sociologia, 2016
Exportar BibTeX
@inproceedings{carvalho2016_1713525242991,
	author = "Carvalho, M. M. M. and Casanova, J. L.",
	title = "Mudanças climáticas: Que peso têm nas preocupações dos actores sociais?",
	booktitle = "IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios",
	year = "2016",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Faro",
	organization = "Universidade do Algarve",
	url = "https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mudanças climáticas: Que peso têm nas preocupações dos actores sociais?
T2  - IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
AU  - Carvalho, M. M. M.
AU  - Casanova, J. L.
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas
AB  - A ausência de reflexão aprofundada e consequente sobre o devir da industrialização gerou consequências inesperadas e perversas para as sociedades contemporâneas.
Com a investigação empírica que realizámos pretende-se alimentar essa reflexão inspirando-nos no princípio defendido por Barbara Adam que refere a premência da introdução nos estudos sobre ambiente e sustentabilidade dos contributos de uma Sociologia do tempo e do futuro.
Analisar o centramento das pessoas no ‘curto’ versus ‘longo prazo’ permite avaliar em que medida a preocupação com o futuro, e em particular com os efeitos das mudanças climáticas, integra as orientações culturais dos indivíduos, e se estas acompanham ou não as agendas institucionais.
A investigação baseia-se num questionário lançado em Lisboa com o objectivo de medir essas preocupações, confrontando-as com características sociais, valores e orientações sociais dos indivíduos.
Os resultados mostram que a preocupação com o futuro longínquo e com as mudanças climáticas têm muito maior peso entre os lisboetas que o centramento no futuro imediato, e que o grupo etário, a escolaridade e a orientação social são variáveis particularmente diferenciadoras desta preocupação e da orientação para a sustentabilidade em geral.
ER  -