Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Henriques, J. M. (2016). Coesão Territorial, Inovação Social e Condições Contemporâneas: Perspectivas da Rede Social em Portugal. III Fórum Social Intermunicipal Torres Vedras Lourinhã.
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Henriques,  "Coesão Territorial, Inovação Social e Condições Contemporâneas: Perspectivas da Rede Social em Portugal", in III Fórum Social Intermunicipal Torres Vedras Lourinhã, Torres Vedras, 2016
Exportar BibTeX
@misc{henriques2016_1766780510315,
	author = "Henriques, J. M.",
	title = "Coesão Territorial, Inovação Social e Condições Contemporâneas: Perspectivas da Rede Social em Portugal",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Coesão Territorial, Inovação Social e Condições Contemporâneas: Perspectivas da Rede Social em Portugal
T2  - III Fórum Social Intermunicipal Torres Vedras Lourinhã
AU  - Henriques, J. M.
PY  - 2016
CY  - Torres Vedras
AB  - A complexidade crescente dos problemas societais torna mais urgente a sua compreensão enquanto wicked problems e a construção de formas de resiliência territorial que possam acomodar a sua emergência como ‘cisnes negros’. Essa compreensão dos desafios que se colocam nas condições contemporâneas, exigem um mais forte reconhecimento dos limites das respostas conhecidas e a aceitação da urgência de inovação social. Dada a dependência contextual, a diversidade espacial e a especificidade local da acção necessária, e vindo ao encontro das disposições do Tratado de Lisboa, em torno da coesão territorial e de novas formas de governança multinível e colaborativa, a experiência do Programa Rede Social no nosso país merece ser ‘revisitada’ e aprofundada a análise do seu contributo potencial para a animação territorial: animação territorial para a inovação institucional, capacidade organizacional  e novas formas de governança colaborativa e multinível; animação territorial para a ‘integração económica’ e o desenvolvimento local; e animação territorial para novos processos de aprendizagem, produção de conhecimento e desenvolvimento de competências a partir do exercício da reflexividade crítica e da interacção contínua com as melhores práticas.
ER  -