Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Ávila, P. (2007). Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 17-18, 307-337
P. D. Ávila, "Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no. 17-18, pp. 307-337, 2007
@article{ávila2007_1732219566973, author = "Ávila, P.", title = "Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados", journal = "Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto", year = "2007", volume = "", number = "17-18", pages = "307-337", url = "http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia" }
TY - JOUR TI - Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados T2 - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto IS - 17-18 AU - Ávila, P. PY - 2007 SP - 307-337 SN - 0872-3419 UR - http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia AB - As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competências-chave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta. ER -