Artigo em revista científica
Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano (publicação definitiva)
2007
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 39

(Última verificação: 2024-11-17 11:33)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competências-chave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia,Educação de adultos,Competências-chave,Centros de Reconhecimento,Validação e Certificação deCompetências (CRVCC)
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):