Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Reis, F. (2016). Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares). VI Congresso da APA - Futuros Disputados.
F. M. Reis, "Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares)", in VI Congr.o da APA - Futuros Disputados, Coimbra, 2016
@misc{reis2016_1766437166412,
author = "Reis, F.",
title = "Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares)",
year = "2016",
howpublished = "Outro",
url = "http://vicongresso.apantropologia.org/"
}
TY - CPAPER TI - Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares) T2 - VI Congresso da APA - Futuros Disputados AU - Reis, F. PY - 2016 CY - Coimbra UR - http://vicongresso.apantropologia.org/ AB - A comunicação pretende analisar crítica e reflexivamente o processo de difusão da kizomba, um género de dança oriundo de Angola que tem vindo a ganhar enorme popularidade em todo o mundo. Através de estratégias metodológicas inspiradas na noção de etnografia multi-situada, a pesquisa que está na origem deste trabalho procede a um mapeamento dos atores (professores, músicos, dançarinos) e dos festivais, na tentativa de mapear a ampla circulação desta dança de raiz africana pelo mundo. Daremos particular atenção a três aspectos complementares: 1) Recorrendo à noção de “campos de batalha” (Guss, 2000) interrogamos o papel que os festivais deste género de dança desempenham no processo de difusão da quizomba, caracterizando as suas componentes competitivas, pedagógicas e de entretenimento. 2) Exploramos as negociações e tensões que ocorrem nos lugares de aprendizagem e prática da quizomba, concedendo particular atenção á forma como a etnicidade é mobilizada nos discursos sobre esta prática musical e de dança. 3) Finalmente analisamos brevemente o papel que certas tecnologias de comunicação em rede (tais como plataformas digitais e o youtube), vêm desempenhando no processo de globalização da quizomba e na construção de um “imaginário supranacional” (Canclini, 2003) em torno desta dança, ER -
English