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Reis, F. (2016). Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares). VI Congresso da APA - Futuros Disputados.
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F. M. Reis,  "Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares)", in VI Congr.o da APA - Futuros Disputados, Coimbra, 2016
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TY  - CPAPER
TI  - Uma etnografia multi-situada em torno da prática e difusão da Kizomba (em co-autoria com André Castro Soares)
T2  - VI Congresso da APA - Futuros Disputados
AU  - Reis, F.
PY  - 2016
CY  - Coimbra
UR  - http://vicongresso.apantropologia.org/
AB  - A comunicação pretende analisar crítica e reflexivamente o processo de difusão da kizomba, um género de dança oriundo de Angola que tem vindo a ganhar enorme popularidade em todo o mundo. Através de estratégias metodológicas inspiradas na noção de etnografia multi-situada, a pesquisa que está na origem deste trabalho  procede a um  mapeamento dos atores (professores, músicos, dançarinos) e dos festivais, na tentativa de mapear a ampla circulação desta dança de raiz africana pelo mundo. Daremos particular atenção a três aspectos complementares: 1) Recorrendo à noção de “campos de batalha” (Guss, 2000) interrogamos o papel que os festivais deste género de dança desempenham no processo de difusão da quizomba, caracterizando as  suas componentes competitivas, pedagógicas e de entretenimento. 2) Exploramos as negociações e tensões que ocorrem nos lugares de aprendizagem e prática da quizomba, concedendo particular atenção á forma como a etnicidade é mobilizada  nos discursos sobre esta prática musical e de dança. 3) Finalmente analisamos brevemente o papel que certas tecnologias de comunicação em rede (tais como plataformas digitais e o youtube), vêm desempenhando no processo de globalização da quizomba e na construção de um “imaginário supranacional” (Canclini, 2003) em torno desta dança,
ER  -