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Bessa, F., Carreiras, Helena, Ávila, P. & Xavier, Ana Isabel (2016). CADETES NAS ESCOLAS SUPERIORES MILITARES PORTUGUESAS:  uma abordagem sociológica. Portugal Território de Territórios.
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F. J. Bessa et al.,  "CADETES NAS ESCOLAS SUPERIORES MILITARES PORTUGUESAS:  uma abordagem sociológica", in Portugal Território de Territórios, Faro, 2016
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@misc{bessa2016_1713886595245,
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	year = "2016",
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TY  - CPAPER
TI  - CADETES NAS ESCOLAS SUPERIORES MILITARES PORTUGUESAS:  uma abordagem sociológica
T2  - Portugal Território de Territórios
AU  - Bessa, F.
AU  - Carreiras, Helena
AU  - Ávila, P.
AU  - Xavier, Ana Isabel
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - http://www.aps.pt/ix_congresso/
AB  - Pretende-se apresentar os primeiros resultados de uma investigação que será realizada no âmbito do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto Universitário Militar sobre os cadetes das Escolas Superiores Militares Portuguesas, a qual tem como principal objetivo conhecer as suas características sociais, representações institucionais e orientações profissionais. 
Partiu-se de algumas premissas que consolidaram a vontade de desenvolver tal investigação: primeiro, a existência de um contexto de significativos desafios sociais e económicos na sociedade portuguesa, em particular no âmbito da inserção profissional dos jovens e das oportunidades que se lhes oferecem;   segundo, as transformações na natureza das profissões militar e policial, das suas missões e interface, num mundo em que as questões de segurança e defesa readquirem centralidade, perante novas ou reconfiguradas ameaças; terceiro, contribuir para um melhor conhecimento das motivações/razões que levam os jovens a optar por uma profissão militar e policial; quarto, conhecer o quadro de recrutamento das instituições que têm a seu cargo a formação dos futuros profissionais da defesa e da segurança, bem como os perfis sociográficos, orientações valorativas e expectativas daqueles que foram admitidos às Escolas Superiores Militares. 
Por outro lado, é notória a ausência de estudos sistemáticos sobre este universo nas últimas décadas, ao qual acresce a necessidade de se obter um conhecimento científico que concorra para apoio da elaboração de decisões e políticas de formação num momento em que o ensino superior militar se consolida em termos do modelo geral do país, bem como a necessidade de analisar quem são os futuros responsáveis pela segurança e defesa do país. 
Concretamente, os dados a apresentar explorarão três dimensões de análise centrais: caraterização social (idade, sexo, situação conjugal, local de nascimento/residência, habilitações literárias, ligações ao meio militar e policial, origem social dos cadetes); representações institucionais (opinião sobre os filhos dos militares/polícias, expectativas, opinião sobre as Forças Armadas e as Forças de Segurança/GNR, vivências e representações quotidianas, satisfação com grandes temas sociais, percepções sobre própria vida, autoavaliação) e orientações profissionais dos cadetes das Escolas Superiores Militares (razões/motivações de concorrer e orientações profissionais).

ER  -