Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Tereso, A. (2016). Quotidianos contemporâneos que medeiam o início da vida: conceitos, realidades e desafios. In Teresa Rebelo et al (Ed.),  Quando o silêncio se faz fala: a escuta na aprendizagem do cuidado de enfermagem. (pp. 41-60). Loures: Lusodidacta.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Tereso,  "Quotidianos contemporâneos que medeiam o início da vida: conceitos, realidades e desafios", in  Quando o silêncio se faz fala: a escuta na aprendizagem do cuidado de enfermagem, Teresa Rebelo et al, Ed., Loures, Lusodidacta, 2016, pp. 41-60
Exportar BibTeX
@incollection{tereso2016_1713591920618,
	author = "Tereso, A.",
	title = "Quotidianos contemporâneos que medeiam o início da vida: conceitos, realidades e desafios",
	chapter = "",
	booktitle = " Quando o silêncio se faz fala: a escuta na aprendizagem do cuidado de enfermagem",
	year = "2016",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "1",
	pages = "41-41",
	publisher = "Lusodidacta",
	address = "Loures"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Quotidianos contemporâneos que medeiam o início da vida: conceitos, realidades e desafios
T2  -  Quando o silêncio se faz fala: a escuta na aprendizagem do cuidado de enfermagem
AU  - Tereso, A.
PY  - 2016
SP  - 41-60
CY  - Loures
AB  - A pertinência de reflectir sobre as várias dimensões que permeiam o início da vida emerge num contexto social em mutação no qual se desenrola a práxis do enfermeiro obstetra. Perante a vastidão de um território que tem tanto de fascinante como de complexo, impôs-se o mapeamento e a selecção dos problemas a abordar. Arriscando uma abordagem redutora e por isso criticável, optou-se por uma selecção pessoal que teve em consideração as coordenadas dominantes de uma área onde se cruzam quotidianos e experiências de cuidadores e de cuidados e onde cada silêncio pode ser o prenúncio de um grito que dá voz à dor, à felicidade ou até a um “início” de vida. Tendo como ponto de partida as limitações referidas, a escolha realizada destacará três áreas temáticas: - O contexto “contraditório” da sexualidade contemporânea no qual se revelam as proximidades e os distanciamentos entre a saúde sexual e a saúde reprodutiva em Portugal. - Os trilhos conceptuais do parto: a medicalização, a humanização, a naturalização, a mamiferização e a colonização. - Itinerários entre o “instinto” maternal, a homoconjugalidade e a homoparentalidade. 

ER  -