Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Oliveira, Nuno (2017). Novas configurações da governança da diversidade. O interculturalismo como modo de incorporação. In Beatriz Padilla, Joana Azevedo e Thaís França  (Ed.), Migrações Internacionais e Políticas Públicas [no prelo]. Lisboa/Portugal: Mundos Sociais .
Exportar Referência (IEEE)
N. F. Oliveira,  "Novas configurações da governança da diversidade. O interculturalismo como modo de incorporação", in Migrações Internacionais e Políticas Públicas [no prelo], Beatriz Padilla, Joana Azevedo e Thaís França , Ed., Lisboa/Portugal, Mundos Sociais , 2017
Exportar BibTeX
@incollection{oliveira2017_1713958274849,
	author = "Oliveira, Nuno",
	title = "Novas configurações da governança da diversidade. O interculturalismo como modo de incorporação",
	booktitle = "Migrações Internacionais e Políticas Públicas [no prelo]",
	year = "2017",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Mundos Sociais ",
	address = "Lisboa/Portugal",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Novas configurações da governança da diversidade. O interculturalismo como modo de incorporação
T2  - Migrações Internacionais e Políticas Públicas [no prelo]
AU  - Oliveira, Nuno
PY  - 2017
CY  - Lisboa/Portugal
AB  - Utilizando a noção de governança da diversidade, este capítulo retraça o processo de adopção do interculturalismo em Portugal. Parte de três ideias. Primeiro, mostramos que o interculturalismo não se opôs a um modelo anterior, tal como o multiculturalismo, foi antes a opção tomada pelos poderes públicos desde os primórdios das políticas de imigração. Segundo, a sua consolidação obedece a um processo de europeização do modelo de integração da diferença que faz com que as orientações portuguesas mimetizem no fundamental as políticas europeias. Terceiro, sugerimos um conjunto de traços característicos do interculturalismo identificáveis em medidas concretas por oposição aos debates mais normativos da teoria política. O texto faz uso da noção de campo político-institucional – combinando  Bourdieu e DiMaggio - salientando a luta pelos significados legítimos da produção política e as formas estruturadas de relações interorganizacionais através das quais abordaremos a governança da diversidade. Fazemos uso de um corpus discursivo recolhido em entrevistas e documentos oficiais. Concluímos pela identificação de uma mutação fundamental no espaço político e social do interculturalismo.
ER  -