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Raposo, Otávio (2012). Coreografias de evasão: segregação e sociabilidade entre os jovens do break dance das favelas da Maré. Etnográfica . 16 (2), 315-338
O. R. Raposo, "Coreografias de evasão: segregação e sociabilidade entre os jovens do break dance das favelas da Maré", in Etnográfica , vol. 16, no. 2, pp. 315-338, 2012
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TY - JOUR TI - Coreografias de evasão: segregação e sociabilidade entre os jovens do break dance das favelas da Maré T2 - Etnográfica VL - 16 IS - 2 AU - Raposo, Otávio PY - 2012 SP - 315-338 SN - 0873-6561 DO - 10.4000/etnografica.1518 UR - https://etnografica.revues.org/1518 AB - Na Maré, bairro do Rio de Janeiro formado por dezasseis favelas, encontra-se um dos mais fortes núcleos de dançarinos de break dance (dança pertencente à “cultura hip-hop”) da cidade. Num meio onde os confrontos armados entre as diferentes fações do tráfico de droga, agravados pela ação truculenta da polícia, impõem fronteiras que constrangem o convívio e a mobilidade, esses dançarinos têm conseguido romper as dinâmicas da segregação. Várias vezes por semana, mais de quarenta jovens de toda a Maré reúnem-se para treinar break dance em diferentes locais do bairro. Alargam, assim, as suas redes de amizade para fora dos limites territoriais impostos pelo tráfico, que inibem a circulação dos moradores, particularmente os jovens, nas áreas sob o domínio de bandos rivais. A adesão à dança fá-los partilhar elementos simbólicos de interpretação e atuação no seu quotidiano, permitindo-lhes alterar o modo de apropriação do bairro, além de expandir os seus circuitos para outras partes da cidade. Nesse processo, criam identidades positivas que subvertem o rótulo de “favelado” e contestam os estigmas e dispositivos de confinamento que os querem manter isolados e anónimos nos territórios de pobreza. ER -